Clica em "Gosto" na nossa página do Facebook. Ajuda-nos a crescer!

Powered By Blogger Widgets

25/01/2012

Prescrição de Exercício

Recentemente veio a público a noticia que a classe médica iria iniciar a prescrição de exercício físico.
Para o publico em geral e essencialmente para o utente do Serviço Nacional de Saúde é uma boa notícia, pois o incentivo à prática de exercício é de salutar, mas para mim existem vários aspectos que gostaria de ver debatidos.

Pertenço a uma classe de profissionais de educação física, que para a generalidade das pessoas não temos ainda a credibilidade e a confiança de quem quer iniciar uma vida mais saudável e mais activa.

Pagamos ainda a factura de muitos anos de desorganização da própria classe e de um grande estigma e falta de informação das nossas valências profissionais.

Quando o comum cidadão se dirige ao médico e necessita de uma "dieta" ele é direccionado para o nutricionista, quando tem um problema físioterapêutico ele é encaminhado para o profissional que decide qual o tratamento mais adequado por isso apenas quer o mesmo processo, pois somos credenciados para prescrever exercício e temos toda a competência para analisar caso a caso.

Chegou a altura de marcarmos a nossa posição para sermos reconhecidos pela nossa qualidade e formação.
No caso particular da equipa que tenho o orgulho e o prazer de dirigir existe uma dinâmica de várias áreas desde a fisioterapia passando pela psicologia e até mesmo a acupunctura formando dessa forma uma equipa multidisciplinar que consegue optimizar os resultados tornando assim mais eficaz e válido o objectivo que pretendem.

Profissionais de educação física, chegou a hora de se afirmarem.

Somos profissionais de saúde sem qualquer margem de erro.

Seja Fun...
Joel Freitas

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com o que escreveste, passa por todos nós profissionais da actividade física desenvolver e mostrar trabalho com qualidade para mudar as mentalidades, mas precisamos de pessoas como tu para nos dar oportunidade disso. Obrigado
    Sérgio Monteiro

    ResponderEliminar
  2. É mais fácil tomar 1 comprimido do que correr... é mais facil ir ao hospital ou a 1 centro de saude 1 vez por mes ,do que 15 dias a 1 ginasio ,e é mais fácil uma mentalidade pobre do que uma saude rica !!
    Os meus sinceros parabens pela tentativa de mudança !

    Abraços grandes

    ResponderEliminar
  3. Este é um desafio para todos os profissionais do Desporto. No entanto, ainda temos dirigentes que em vez de reforçar o papel do profissional do Desporto, remete-nos para o papel secundário, como o fez o presidente do IDP que disse que o exercício físico deveria ser prescrito pelos médicos.
    Concordo com o facto de o exercício físico ser visto como uma receita, pois ele trata ou cura muitas das doenças e aumentaria o número de praticantes de ginásio. Mas nós, como profissionais de Educ. Física, estudamos durante 3 ou 5 anos para ser-mos capazes de perceber o comportamento do corpo com o exercício físico e compreender de que modo que este manifesta em nós.
    Por estas razões somos os profissionais mais qualificados em qualquer parte do mundo para prescrever-mos exercício.

    Cumprimentos,
    Manuel Moreira

    ResponderEliminar