Clica em "Gosto" na nossa página do Facebook. Ajuda-nos a crescer!

Powered By Blogger Widgets

01/02/2012

Método de treino FST-7

FST-7 – Fascia Stretch Training 7 Sets

Definições:
Fascia – Basicamente é um tecido grosso, espesso e pouco elástico que envolve a massa muscular.
Stretch – Alongar
Training – Treino
Sets – Séries


Este método de treino começou a ser usado por Hany Rambod, Personal Trainer do actual Mr. Olimpia , Phil Heath e do seu antecessor Jay Cutler.

Hany Rambod chegou à conclusão que o músculo se desenvolve mais rapidamente se essa fascia se tornar um pouco mais elástica.

A pensar nisso desenvolveu um método de treino que consiste em alongar a fascia o mais possível facilitando assim o ganho de massa muscular, independentemente do tipo de fascia.

Hany chegou à conclusão que existem apenas duas maneiras de fazer a fascia se alongar:
Trazendo o máximo de sangue possível para o interior do músculo
Alongando o músculo em questão no intervalo de cada série.

O problema era que, para aumentar o fluxo de sangue, tinha de aumentar o número de repetições, indo assim contra o princípio do treino de hipertrofia.

Depois de uma breve introdução, passamos então para o método de treino FST-7.
O treino deve começar com exercícios compostos como agachamentos, supino, etc, realizando 3 ou 4 séries de 6 a 12 repetições com a maior carga possível.

A segunda parte do treino irá consistir no “7”. Nesta fase iremos realizar 7 séries de 8 a 12 repetições com intervalos de 30 a 45 segundos, aumentando assim o fluxo de sangue no músculo, o que por sua vez irá fazer com que a fascia se alongue, recrutando assim tanto as fibras de tipo I, como as fibras de tipo II.

Este método de treino ainda não foi comprovado cientificamente e apenas se compromete  a modificar um pouco a rotina de treino de cada um, não havendo por isso fórmulas mágicas para o crescimento muscular (hipertrofia), mas sim poções que possam ajudar a alcançar esse mesmo objectivo.
Cada treino deve ser adaptado individualmente e não deve ser generalizado, pois a resposta de cada um varia, mesmo sendo sujeito ao mesmo estímulo.

Pessoalmente aconselho a experimentar e a tirarem as vossas próprias conclusões, visto ter começado com este tipo de treino há cerca de 2 semanas  e o resultado obtido tem sido bastante satisfatório, sendo assim cedo para afirmar se é um método viável ou apenas mais um treino placebo.

Desejando a todos os desportistas que aproveitem cada treino, tentando com a ajuda de profissionais competentes e com a vossa força de vontade e dedicação, alcançar os vossos objectivos em busca de uma vida saudável e mais activa.

Treine com atítude!

Ruben Figueiredo




Sem comentários:

Enviar um comentário