Clica em "Gosto" na nossa página do Facebook. Ajuda-nos a crescer!

Powered By Blogger Widgets

10/02/2012

Alimentação Parte 1 - Frutos e molhos

Cada vez mais as pessoas começam a ter consciência do que devem ou não devem comer.

Isto é uma vantagem que todos nós possuímos mas que poucos aproveitam

Com o frenesim que a nossa vida quotidiana  se torna, as pessoas, cada vez mais têm necessidade de comer bem e melhor, mas o tempo para isso por vezes é pouco.

Essa é uma das razões pela qual a nossa "dieta" é cada vez pior, os erros são muitos e nós sabemos quais são:

Abusar dos fritos, abusar dos molhos, abusar das "sandocas" e facilitar com os legumes e a fruta.

Outros dos erros muitos comuns é a pouca água que bebemos, seja durante o dia, seja antes, durante e depois do exercício.

Depois de lerem esta introdução estão a perguntar "e coisas que a gente não saiba?". Pois... mas cumprem???

Normalmente não!

Vou deixar aqui alguns conselhos que podem fazer com que consigam melhorar a vossa alimentação (dieta) sem terem de deixar de comer o que gostam.

Podemos começar por evitar os fritos e os panados (toda a gente gosta de panados, certo?)

Então como os podemos comer? Vamos comer esses mesmos panados fritos em azeite e trocamos o porco pelo peru (mais saudável, rico em fibra e com uma menor percentagem de gordura :) )

Pois, mas isso já toda a gente tem algumas noções, mas podem ou devem comer isso ao jantar?

Não, porque para a maioria de nós o jantar é quando passamos mais tempo à mesa, isto porque estamos o dia todo fora, então, devemos evitar os fritos e os hidratos de carbono à noite, logo, panados não dá muito jeito. Sopa com muitos legumes e o mesmo peru, mas grelhado, bem mais saudável e no Inverno mais reconfortante, mas isto é só um exemplo.

Juntamente com isso, ainda acompanham com batata e colocam molhos??? Mais uma vez, errado!

Batata frita é de evitar, pelas mesmas razões que anteriormente os panados e, o molho, se tiver de ser, que seja ketchup ou então nada.

Vocês a pensar ketchup?? Sim tem mais açucar, mas nos restantes molhos a percentagem de gordura é muito maior, se for natural melhor ainda....

Tanto a maionese como a mostarda têm imensa gordura, e daquela que não interessa nada, saturada.

Depois de explicar a problemática dos fritos, o que podemos fazer para os evitar? Trocar os frritos pelos grelhado.

Se não tivemos hipóteses de escolha porque almoçamos fora todos os dias, evite a carne de porco (frita), optar por peru ou peixe, mesmo que frito, sem molhos, só com limão.

E então à noite, nem pensar em fritos e de preferência uma sopinha de legumes e peixe....

Bom apetite

Seja saudável com prazer.

Sérgio Monteiro


2 comentários:

  1. Excelente artigo, devo dar os meus parabéns ao Sérgio pela iniciativa. De facto, é um verdadeiro desafio "comer bem". O Sérgio apela no seu artigo o senso de que, apesar de sabermos o que faz bem e o que faz mal, continuamos apesar de tudo, a comer "não tão bem". Gostaria no entanto de fazer um pequeno reparo, se não se importa claro.
    O Azeite é um dos componentes obrigatórios na nossa cozinha e existem imensos tipos de azeite no mercado e, devemos sempre eleger o azeite de acordo com a sua função na nossa cozinha.
    O azeite dá sabor, aroma e cor, integra os alimentos e identifica um prato.
    Como refere no seu depoimento devemos fritar com azeite mas, sob as temperaturas adequadas, ou seja, o azeite suporta temperaturas elevadas, no entanto entre o intervalo 180º a 220ºC a temperatura é critica.Altera as propriedades do azeite e este, torna-se assim uma péssima escolha para fritar. Nas condições adequadas de temperatura, o azeite não sofre qualquer alteração substancial na sua estrutura, conservando intactas todas as suas propriedades dietéticas.
    O que não podemos negar é que as virtudes nutritivas, digestivas do azeite exaltam-se melhor, evidentemente, em cru.
    É apenas um pequeno aparte da minha pessoa, pois como se deve notar, sou uma "seguidora" do azeite. Enalteço estas iniciativas e peço o favor de continuarem.....e como alguém diz, "façam o favor de serem felizes". Paula Teixeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paula pelo reparo, fico contente que tenha gotado do meu artigo e espero que os proximos sejam do seu agrado também, a meu apontamento em relação ao azeite foi sempre pelas qualidades que ja referiu e pela tentativa de comer-mos melhor cada dia que passa.
      Sendo assim posso dizer, reduzam os fritos ao maximo e abusem dos grelhados, sempre com salada e temperada com o nosso azeite....obrigado pelo esclarecimento.

      Eliminar