Clica em "Gosto" na nossa página do Facebook. Ajuda-nos a crescer!

Powered By Blogger Widgets

27/05/2012

Total Fit Program - Progresso e evolução do José Aranha

O Programa Total Fit encontra-se no terceiro mês de duração e está na altura de fazer um resumo geral do percurso do José neste programa.

O José era uma pessoa que não apresentava nenhuma limitação física ao exercício, a não ser o seu próprio corpo pesado. 
 
Era uma pessoa que tinha uma grande dificuldade em subir apenas umas simples escadas, cansando-se imediatamente. 
 O peso inicial era assustador (119 quilos) aliado a grandes perímetros corporais como abdominal (127 cm),o torácico (125 cm) e uma pressão arterial altíssima (154/106 mm Hg), além da sua idade (47) estavam reunidos ingredientes mais que suficientes para o ocorrência de um problema cardiovascular.
 
Face a isto este programa era e é para o José fundamental na mudança de atitude e comportamento. 
 
Daí que desde o início ter alertado para as dificuldades que iria sentir e da exigência que iria ser empregue nos treinos. 
 
Ao longo dos três meses ocorridos, a minha grande preocupação é que o José saísse sempre da sua zona de conforto e esteja sempre em cada treino acima daquilo que consegue fazer, por isso uma falha ou queda dele, para mim significativa que ele está sempre acima daquilo que consegue.
 
Houve também sempre a preocupação de alterar as rotinas de treino, para que nunca chegasse a haver uma adaptação aos treinos.
 
Reconheço que desde o primeiro minuto os treinos têm sido extremamente duros, no entanto o José foi simplesmente fantástico na forma como superou até agora todos os treinos e da forma como encara todos os desafios, com alegria, determinação e querer. 
 
O mesmo reconhece que ao iniciar a prática do exercício obteve melhoras significativas no seu dia-a-dia, na mobilidade e simplesmente não se cansa tanto nas suas tarefas diárias. 
 
Além da percepção subjectiva do José, podemos constatar alguns parâmetros que são facilmente mensuráveis e são objecto de avaliação todas as semanas. 
 
O José perdeu cerca de 12 quilos desde que iniciou o programa, estando agora nos 107,1 quilos. 
 
Contudo, existem outros factores claramente mais importante como a frequência cardíaca e os perímetros.
 
É aqui que se nota grande diferenças. 
 
Como tinha referido o José começará o programa com uma pressão arterial de 156/106 mmHg, mas agora encontra-se com níveis óptimos (131/82 mmHg). 
 
A última avaliação não se considera, uma vez que o número de horas dormidas foi bastante reduzido. 
 
A nível de perímetros, grande perda vai para o perímetro do abdominal (127 para 110) e da cintura (121 para 108). 
 
Assim podemos dizer que também se reduziu a percentagem da ocorrência de um problema cardíaco futuramente, mas valores continuam ainda bastante acima do recomendado.
 







 

Manuel Alexandre da Silva Moreira.
 

2 comentários:

  1. Trabalho de equipa excelente, duas pessoas do melhor, adorei o vosso empenho, foram fantásticos.

    Carla Jesus

    ResponderEliminar
  2. Mais que as palavras do costume, os resultados falam por si e só vem no seguimento do que publiquei anteriormente neste blogue e no facebook. Obrigado Manel por teres sido o meu PT a tempo inteiro nestes três meses e por me acompanhares nesta minha caminhada.

    ResponderEliminar